20 setembro 2015

Recife: aspectos demográficos

Os recifenses

Jorge Jatobá, em Opinião econômica (Ceplan)
Recifense é aquele que não apenas nasceu no Recife, morando ou não na cidade, mas aquele ou aquela que a urbe acolheu. É gente que na cidade nasceu e ficou ou para ela migrou. Por este critério Recife tem, em 2015, 1.617,2 mil habitantes, distribuída em 218 Km² de território (0,22% da área do Estado) a uma razão de 7.418 habitantes por Km². Desde 1940, todavia, a cidade passou por profundas mudanças demográficas.
A população do Recife quase quintuplicou entre 1940 e 2015 (4,64 vezes). Durante este período a cidade sofreu um significativo processo de urbanização, recebendo migrantes do próprio Estado e da região e posteriormente expulsando- -os para outros destinos próximos (municípios vizinhos) ou distantes (fora do Estado e também da região). Paralelo a esse movimento migratório, a cidade cresceu orgânica e endogenamente sobretudo devido à alta fecundidade que caracterizou o primeiro estágio da transição demográfica que o país experimentou até meado dos anos 70 e ao qual Recife não foi exceção. A elevada taxa de mortalidade da época não constituiu impedimento ao avanço populacional. Essa expansão demográfica aumentou a demanda por serviços públicos, por infraestrutura econômica e social e por habitação. A resultante desse processo em cidade cercada por rios, mangues, morros e o mar foi a ocupação de vários espaços urbanos por uma população que buscava melhorar a sua qualidade de vida. Daí resultou os assentamentos subnormais representados por favelas na planície, por palafitas nas áreas alagáveis e por habitações precárias e inseguras nos morros e elevados. A cidade também se verticalizou em muitas áreas, sobretudo nas mais afluentes. Estas passaram a conviver mais proximamente com as comunidades mais pobres. A síntese histórica desse processo que naturalmente teve várias etapas foi a construção de uma cidade majoritariamente pobre, violenta, profundamente desigual e com significativa exclusão social.
Em decorrência de alta fecundidade e imigração e a despeito de elevada taxa de mortalidade geral, a população do Recife mais do que dobrou, crescendo 102% nos 20 anos que separam 1950 de 1970. Nos 40 anos seguintes, de 1970 até 2010, houve uma acentuada mudança no padrão demográfico, tendo crescido menos da metade (45%) do que nos 20 anos anteriores. Entre 2015 e 2010, a população expandiu-se em apenas 5,2%.
Houve, entre 1991 e 2015, uma significativa mudança na demografia recifense resultante de expressiva queda da fecundidade, discreta redução da mortalidade geral e rápida diminuição da imigração, especialmente a de caráter intra-estadual e intra-regional. Ademais, a expansão da infraestrutura da cidade e o adensamento urbano expeliram parte da população para os municípios vizinhos que também assumiram, em parte, o papel de cidades-dormitórios.
Recife, segundo o IBGE/2010, é uma cidade predominantemente feminina, negra (pretos e pardos) e com uma expressiva participação de adultos (30 a 59 anos) no conjunto da população (41%). A maior parte dos recifenses é formada por mulheres (53,8%), resultado decorrente de emigração seletiva de homens e também de uma maior taxa de mortalidade masculina e por negros (57,9%).
Essa cidade cortada por rios e tocada pelo mar tem uma população alegre, jovem, culturalmente diversificada e etnicamente rica, mas apresenta uma face cruel e desumana marcada pela violência, exclusão social, pobreza e desigualdade. Como tornar a cidade melhor para os recifenses viverem e trabalharem?
___________
*Jorge Jatobá é Doutor em Economia e Sócio-Diretor da Consultoria econômica e Planejamento - CEPLAN e CEPLAN MULTI. Este artigo foi publicado na Edição Nº 114 da Revista Algomais (Setembro de 2015).   
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: