28 setembro 2015

Ousadia e riscos

Juventude, política e democracia

Zanzul Alexandre, no blog Morena Tropicana

Não está sendo fácil. Não mesmo. Mas nem por isso os jovens brasileiros devem entregar a democracia do país para quem quer criminalizá-lo ou entregar o país pra quem acha que jovem é problema e não o futuro. Não estou falando em apoiar Dilma ou o PT, mas estou falando do risco que corremos ao fazer coro com os setores conservadores.
A juventude sempre esteve presente quando o assunto era defender a soberania e os interesses do povo, a história temos vários exemplos, desde Zumbi dos Palmares, Tiradentes até Cândido Pinto, o movimento Cara-Pintada. Todos eles foram marcados por uma juventude à frente do seu tempo, fazendo de temas polêmicos, bandeiras de luta e de vida.
As vitórias foram grandes nessa última década e meia, porém vivemos uma verdadeira crise de representatividade, temos o governo mas não temos o poder, o povo e a juventude diante das recentes investigações da corrupção ficam incrédulos do sistema político atual, fazendo com que as porcentagens de votos nulos e brancos aumentem a cada ano.
No pleito de 2014 o que vimos foi mais uma tentativa de resgatar a confiança do povo e da juventude, porém diante das medidas recentes, principalmente no âmbito da política econômica, fica realmente difícil de entender como um governo progressista aposta em arrocho para o povo e não para os banqueiros. A expectativa era um gesto de taxação as grandes fortunas e isso não foi bem o que aconteceu.
Porém a defesa da democracia ainda é uma questão de soberania nacional, defender a democracia é defender o nosso país, “não podemos desistir do Brasil” e isso passa pela conclusão do mandato da presidenta Dilma. Os próximos anos ainda podem ser de mais retrocesso e perca de direitos, não podemos deixar que a democracia seja ameaçada e a juventude é chamada, mais uma vez a se fazer presente para a luta!
Para ler mais sobre temas da atualidade, clique aqui www.lucianosiqueira.blogspot.com

Nenhum comentário: