12 setembro 2015

Consciência e leveza

Mais política e poder para as mulheres

Discurso pronunciado pela secretária da Mulher do Recife, na abertura da VI Conferência Municipal 

Até chegarmos ao dia de hoje, neste percurso tivemos alegrias e tristezas. Tivemos perdas. Perdemos a vida de Mauricéia Dias, que havia sido eleita Delegada pela RPA 6 e que nos deixou de forma bruta. Mantivemos a esperança e, sobretudo, tivemos desejos... desejos de fazer uma cidade para as mulheres, desejo de que toda a história de participação social, de controle social de implementação
das políticas construída pelas organizações de mulheres e por este organismo de política para as mulheres recifenses desde quando era Coordenadoria, ou Secretaria Especial e agora uma Secretaria/Unidade Gestora, continue  a avançar a cada Conferência, continue a avançar a cada momento em que grupos da própria sociedade teimem em nos manter na invisibilidade ou sob o jugo da opressão, do machismo, das relações sexistas, da exclusão pelo racismo enfim, da violência de gênero.
A cada formulação de Plano Municipal estamos contribuindo para as conquistas de hoje e das futuras mulheres recifenses que hoje são nossas filhas, nossas sobrinhas, nossas netas... que esta participação seja um debate político sim, mas que também possa vir permeado pela força da arte das mulheres repentistas, das mulheres poetisas, das mulheres musicistas, das mulheres atrizes.
Estivemos envolvidas com cerca de 1.150 mulheres nos meses de julho, agosto e setembro, que participaram das Pré Conferencias de RPAs, Entidades Gerais, Servidoras e também na Conferencia Livre, realizada na Colônia Penal feminina do Bom Pastor (vejam que paradoxo) e pudemos testemunhar coletivamente o quanto se espera na melhoria das políticas para as mulheres.
O fato de cada uma dessas mulheres que lá participaram e hoje estarem aqui presentes, de terem saído de suas casas para participar deste debate público já diz da grandeza dessa ação política. Uma ação que possui um efeito sobre a vida de outras mulheres, da coletividade, das instituições porque passam também a compreender o sentido da democracia, da política pública e da participação das mulheres nos espaços de decisão, nos espaços de poder.
Estamos cientes das nossas tarefas, sejamos poder público, sejamos sociedade civil, pois o que nos fortalece nesta Conferência é o sentido e a busca comum de que precisamos dar as mãos para esta construção, aprimorar o controle social através do próprio fortalecimento do conselho municipal, do papel das conselheiras, do comprometimento da gestão com a institucionalidade dos Organismos de Política para as mulheres e com esse fazer diário em prol das políticas públicas para a efetividade dos direitos das mulheres.
Temos aqui a diversidade do segmento de mulheres - mulheres lésbicas, mulheres trans, mulheres negras, mulheres com deficiência, mulheres idosas. Temos aqui a diversidade das nossas lideranças e dos mais diversos campos de luta pelos direitos das mulheres e dos lugares sociais ocupados por nós, mulheres: temos lideranças comunitárias, sindicalistas, sacerdotisas, professoras, psicólogas, ambientalistas, advogadas, gestoras públicas, vereadoras, e somos nós a dar um passo, a colocar mais um tijolo nesta construção para que nenhum retrocesso nos ameace enquanto protagonistas da nossa historia.
Para tanto, esta Conferencia nos impõe a pensar e a propor no aspecto maior e geral:
1.      As bases para o Sistema da Política Nacional a partir da nossa realidade
2.      A superação das dificuldades para a implantação do Sistema, considerando a transversalidade da política e os diversos sistemas consolidados
3.      No aprofundamento dos princípios e Diretrizes do Plano Nacional
4.      No Levantamento das estratégias a serem implementadas pelo Legislativo estadual e municipal
5.      Na Manutenção da discussão da reforma política
6.      E na consolidação dos Organismos de Políticas para as Mulheres
Para finalizar, conclamo a todas e todos a repetir por duas vezes este que é o nosso símbolo, o tema desta Conferencia: “Mais Política e Poder para as Mulheres”!
*Secretária da Mulher do Recife
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: