14 maio 2019

2020 ainda está longe


Ensaios prematuros
Luciano Siqueira

O pleito de outubro passado produziu resultados inesperados, a começar pela eleição de Jair Bolsonaro, e se deu sob condições anômalas, inclusive pelo uso permissivo das redes sociais e do aplicativo WhatsApp com o fim de confundir parcelas expressivas do eleitorado.

Agora, mirando as eleições municipais do ano vindouro, muitos atores presentes na cena política ensaiam a repetição de estratégias e artifícios no pressuposto de que dois anos após quase tudo acontecerá da mesma forma.

Um imenso equívoco.

A cada eleição a batalha transcorre de jeito diferente de episódios passados.

Alguns elementos se mantêm, sobretudo quando vinculados à legislação eleitoral em vigor. Por exemplo, a proibição de financiamento empresarial da campanha, salvo se a lei mudar em tempo hábil.

Mas o modo como acontece a refrega depende de muitas variáveis, inesperadas por si mesmas. Sobretudo os humores do eleitorado.

Ouço alguns desses pretendentes a “novidade“ no próximo pleito fazerem referência ao fenômeno PSL — partido do presidente da República —, que saltou de um deputado para pouco mais de 80 na Câmara.

Óbvio que esse surpreendente desempenho esteve atrelado ao surto de crescimento do próprio Bolsonaro.

Parece provável, a prosseguir persistente o desgaste do atual governo, que haja uma margem de expectativa de mudança imensa entre os eleitores. E os bolsonaristas já não serão vistos como novidade.

Com um detalhe: quem elegeu agora um presidente que não apresentou programa nenhum - salvo a promessa principal de combater o crime organizado armando a população e autorizando o aparato policial a matar indiscriminadamente - e se decepciona, em 2020 certamente prestará mais atenção ao que propõem os candidatos a prefeito e mesmo à Câmara de Vereadores, em certa medida.

Em outras palavras: muita água ainda rolará por debaixo da ponte, cuja coloração não sabemos ainda qual será.
[Ilustração: Ad Reinhardt]
Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2VhdfBf
Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Nenhum comentário: