31 julho 2007

DESTAQUE DESTA TERÇA-FEIRA

Gestão pública: entre querer e poder

Quando se está de fora, tudo parece fácil – uma questão de vontade política. Mas, na realidade, a gestão pública é mediada por um conjunto de variáveis que geram uma distância às vezes imensa entre o desejo e a decisão política e a possibilidade efetiva de realizar.


Se o que se pretende é justo e corretamente dimensionado, considerados obstáculos formais e eventual obstrução oposicionista, mais cedo ou mais tarde se alcança o objetivo. Mas demora. E a opinião pública, nem sempre bem informada, se impacienta com o ritmo do governo, suspeitando de ineficiência.

Vejam o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Na mídia se repete à exaustão a falsa idéia de que é algo que não anda. Mesmo que se multipliquem as ordens de serviço assinadas pelo presidente da República, por ministros e por responsáveis pelos agentes financeiros; mesmo que o cronograma de projetos de largo alcance esteja seja cumprido.

O PAC anda, sim. Mas encontra dificuldades em entraves burocráticos, com guarida nos tribunais.

Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), nada menos que 146 ações na Justiça que contestam empreendimentos do PAC, incluindo pedidos de suspensão de obras. Na relação, constam a duplicação da BR-101, a usina hidrelétrica de Estreito (MA) e a transposição do Rio São Francisco.

O governo superará esses obstáculos. Mas se perderá um tempo precioso. Oxalá a opinião pública possa compreender o que se passa – fazendo justiça ao governo Lula.
*
Para inserir sua opinião, clique sobre a palavra "comentários", abaixo. Você tem a opção de assinar gratuitamente o blog e toda vez que postar seu comentário sua assinatura será imediata. Ou usar a opção “anônimo”, porém assine ao final do texto para que possamos publicar o que você escreveu. Para enviar um e-mail clique aqui: lucianosiqueira@uol.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Sua análise está correta, acho que o povo começa a entender essas coisas e está fazendo justiça ao presidente Lula,reconhecendo o seu trabalho.
Ana Paula

Anônimo disse...

Recebdo por e-mail:
Em partes eu até concordo com alguma coisa, agora ou depois que colocarmos na balança o que de bom e o que de ruim este governo deixou acontecer, é que podemos avaliar o quanto ele foi bom ou ruim, ao que indica que o lado ruim esta ficando maior, ou mais pesado, e o povo é quem esta com a balança na mão e a revolta esta aparecendo aos poucos.
Gilvan de Melo
Recife PE.