29 julho 2007

DESTAQUE DO DOMINGO

Nomes e destinos
Moacyr Scliar

Há muito tempo, e com a ajuda de leitores, coleciono nomes que condicionam destinos, ou seja, aqueles nomes que estão associados com a profissão da pessoa ou com outro característico destas. Pois acaba de aparecer, na Argentina, um livro dedicado exatamente a este assunto; chama-se Marcados por el Destino: Cuando la Vocacion te Llama por tu Nombre, e ao qual cheguei graças ao prof. Ruben Oliven (UFRGS). O autor, Walter Duer, reuniu dezenas de casos, dos quais selecionei alguns exemplos.

Assim, ficamos sabendo que existe um general romeno chamado Nicolai Militaru, um chapeleiro que atende pelo nome de A.Cabezas, um pianista (conhecido na Argentina) que é Sebastian Piana. Um médico chama-se Fernando Cura (bota sobrenome animador nisso) e um advogado tem o nome de Eduardo Leyes. E vocês sabiam que houve um pioneiro do nudismo, um cara que andava pelado e se chamava Heinrich Pudor, mostrando que o conceito de pudor é muito relativo? Há um vendedor de vinhos muito parcial, o Aniceto Tinto; para ser justo, ele deveria se chamar Aniceto Tinto y Blanco. Marcelo Lo Pinto é o que? Pintor, claro (poderia também ser urologista, mas aí já estamos no terreno da gozação). Um dos diretores da Câmara de Construção da Argentina chama-se Diego Buraco. E que tal um fotógrafo chamado Miklos Lente?

O livro mostra a foto da loja de uma decoradora: é a Claudia Adorno. Há uma dermatologista que se chama Patricia Dermer (e que deveria casar com o Patricio Epidermer). O livro fala de um ministro da agricultura do Uruguai chamado Álvaro Trigo, e de um presidente da Sociedade Rural que é o Carlos Vaquer. Por último, o mais que adequado nome do gerente do Banco de La Nación: Daniel Cash. Este, pelo visto, só paga em "cash", em dinheiro vivo. Num país em que, no passado, os depósitos bancários foram retidos, deixando as pessoas sem grana, Daniel Cash está com tudo.

Nenhum comentário: