19 julho 2007

Problemas urbanos em debate

No Jornal do Commercio, por Gilvan Oliveira:
PCdoB focado na eleição 2008
. O diretório estadual do PCdoB decidiu ontem lançar um ciclo de palestras sobre políticas urbanas, que começa em agosto próximo e deve se estender até 2008. Com a iniciativa, mais do que discutir problemas e apontar soluções, o partido demarca terreno para a sucessão municipal do ano que vem, principalmente no Recife, onde o vice-prefeito Luciano Siqueira (PCdoB) se coloca como pré-candidato, caso vingue a tese de mais de uma candidatura do bloco de esquerda.
. A sigla segue a orientação da direção nacional de fortalecer nos Estados o bloco de esquerda formado no Congresso Nacional (PCdoB/PSB/PDT/PMN/PRB/PHS) e de lançar candidatura própria nas principais capitais, para assumir papel de protagonista e deixar de ser coadjuvante do PT .
. O ciclo Desafios Urbanos - Discutindo o Futuro das Cidades será coordenado por Luciano Siqueira e terá como palestrantes intelectuais e políticos de diversos partidos à esquerda. Três debates já foram definidos. A economista Tânia Bacelar abrirá a série dia 8 de agosto com o tema “A Conjuntura Econômica e os Novos Desafios Para as Cidades”.
. No dia 23, o secretário de Planejamento Participativo do Recife, João da Costa (PT) – também pré-candidato e preferido pelo prefeito João Paulo (PT) para sucedê-lo na PCR – dará palestra sobre “Democracia e Poder Local - A Participação Popular na Gestão Pública”. Em setembro, ainda sem data definida, será a vez do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho (PSB), que abordará “O Papel do Poder Local no Desenvolvimento de Pernambuco”. Os três debates ocorrerão no auditório da Assembléia Legislativa.
. Com as palestras, Luciano Siqueira disse que o partido pretende manter “um diálogo substantivo” com a sociedade e paartidos aliados. E que o evento servirá para o PCdoB “mostrar a cara” no jogo político de 2008 com propostas, e não apenas com nomes. “Ao invés de nomes, vamos discutir agenda para os futuros gestores”, afirmou.
. O perfil dos palestrantes, que conta com o petista João da Costa, mostra que o movimento de independência em relação ao PT pode ser melhor definido como “distância regulamentar”. Luciano reconheceu que o ciclo de debates organizado pelo PCdoB é um sintoma desse afastamento, mas fez questão, mais uma vez, de frisar que não há ruptura. “Não há rompimento. Com as palestras, mantemos e vamos manter um bom diálogo com os demais partidos (de esquerda no Estado)”.
. O vice-prefeito informou ainda que as palestras devem ocorrer mês a mês até o início de 2008, sem, contudo, haver datas pré-definidas. “Temos que ver a agenda dos palestrantes”, disse. Os primeiros temas são abrangentes, mas a idéia, segundo Luciano, é torná-los setoriais nos próximos debates, como educação, saúde e até plano diretor. Os encontros serão abertos ao público.

Nenhum comentário: