27 julho 2007

Taxa de desemprego de junho apresenta primeira diminuição do ano

Da Agência Brasil:
. A taxa de desemprego no país recuou pela primeira vez este ano e ficou em 9,7% no mês de junho, depois de passado três meses (março, abril e maio) no patamar de 10,1% da população economicamente ativa. A redução foi ainda maior em relação a junho de 2006, quando o índice foi de 10,4%. Com o resultado de junho, o país fecha o semestre com uma média de desemprego de 9,9%, abaixo dos 10,1% registrados no mesmo período do ano passado.
. Os dados são da Pesquisa Mensal de Emprego divulgada hoje (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísitica (IBGE). Segundo Cimar Azeredo, coordenador da pesquisa, o declínio na taxa de desemprego interrompe um período de estagnação e reflete a criação de 87 mil novos postos de trabalho na região metropolitana de São Paulo.
. "O mercado de trabalho saiu do processo de engessamento que estava nos últimos três meses. Foi a primeira inflexão, um primeira queda, uma primeira criação de novos postos de trabalho no mercado. Essa queda tem endereço certo. É proveniente especificamente de bons resultados em São Paulo, onde nós conseguimos verificar uma queda de 1 ponto percentual na taxa de desocupação, em conseqüência de um aumento de 2,1% no contingente de pessoas ocupadas” informou o técnico.
. Ele explicou que as novas vagas no mercado de trabalho paulista foram concentradas no setor do comércio e foram ocupadas principalmente por trabalhadores por conta própria. A pesquisa do IBGE apontou ainda redução de 0,5% no rendimento médio dos trabalhadores, estimado em R$ 1.119,20 para o conjunto das seis regiões metropolitanas avaliadas, em relação ao mês de maio.Azeredo informou, no entanto, o recuo não representa queda no poder de compra dos trabalhadores e sim, reflete a entrada de um número maior de pessoas em um segmento que tem menor remuneração, especialmente para os recém chegados no mercado.Na comparação com junho do ano passado, os rendimentos médios cresceram 2,7%, dando continuidade à melhoria do poder de compra dos trabalhadores que vem sendo observada há vários meses em relação a períodos semelhantes de anos anteriores. O ritmo do crescimento em junho, contudo, foi menos intenso do que nos primeiros meses de 2007.
. No primeiro semestre deste ano, o rendimento médio dos trabalhadores avançou 4,4% sobre a média registrada no mesmo período do ano passado. De acordo com o levantamento, cerca de 2,2 milhões de pessoas estavam em busca de emprego em junho nas seis principais regiões metropolitanas do país consideradas na pesquisa: São Paulo, Rio De Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre. O número é 3,9% menor do que o apurado no mês de maio e 4,9% inferior ao de junho de 2006. ',''

Nenhum comentário: