03 janeiro 2019

Sagacidade é preciso


Jogo de poder
Luciano Siqueira

Até a abertura dos trabalhos legislativos, muito ainda pode acontecer em relação à eleição da mesa diretora da Câmara dos Deputados.
De imediato, segundo o noticiário, o apoio do PSL à candidatura de Rodrigo Maia (DEM) além de afastá-lo da tentativa de entendimento com os partidos de oposição também cria arestas com o PP e o MDB, que se sentem relegados a um segundo plano e com o próprio ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, que diz não ter participado desse acordo.

Claro que o governo joga em favor da governabilidade e para isso precisa não apenas da maioria numérica no parlamento, mas igualmente da hegemonia nas mesas diretoras da Câmara e do Senado.

Mas parece claro também que a gestão política do novo governo se dá através de um misto de improvisação e incompetência, refletindo o seu DNA de baixo clero.

Contradições de certa monta que venham a surgir nas hostes governistas, particularmente no parlamento, devem ser exploradas com habilidade pela oposição. Isto faz parte do jogo democrático e é uma necessidade imperiosa da resistência democrática.
Empreitada que reclama competência e não inclui obviamente aventuras destinadas tão somente a marcar posição ou a projetar e4ste ou aquele parlamentar.

Acesse e se inscreva no canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2i2L1si e leia mais sobre temas da atualidade http://migre.me/ kMGFD

Nenhum comentário: