29 janeiro 2019

Nada de essencial


Mudança de postura? Nem tanto
Luciano Siqueira

Após a tragédia de Brumadinho, o governo federal passou a modular o discurso crítico ao licenciamento ambiental. A gestão Bolsonaro defende agora facilitar licenças apenas para empreendimentos de baixo impacto, assinala a Folha de S. Paulo.

Quando em campanha, o capitão Bolsonaro afirmou várias vezes que pretende rever as regras de licenciamento, que considera excessivas.

Agora, sob o impacto da tragédia, sinaliza que pode mudar de postura. Timidamente.

O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles – indicado pela bancada ruralista – afirma que a solução é facilitar o licenciamento ambiental de atividades de menor impacto (sic), como a agropecuária, para a qual bastaria uma autodeclaração. 

Evidente que não se trata de compromisso claro e firme em relação ao problema. Bolsonaro e equipe não irão além de declarações pirotécnicas, sem romper o compromisso com a política de desenvolvimento sem respeito à sustentabilidade. O compromisso é com os que desmatam sem limites, depredam o ambiente e fecham os olhos aos agravos à saúde dos que trabalham e às condições de vida das populações postas sob ameaças.

Daí a mudança de postura apenas em meia boca. Não é pra valer.

Acesse e se inscreva no canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2RTfyZl   
Leia mais sobre temas da atualidade http://migre.me/ kMGFD

Nenhum comentário: