06 julho 2007

DESTAQUE DO DIA

Clamorosa impunidade

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divulga estudo segundo o qual há, na prática, uma ampla impunidade de autoridades protegidas pelo direito a fórum especial e são julgadas em tribunais superiores. Não mais do que 1% das autoridades são processadas.

E mais: não se registra nenhuma condenação nas 130 ações protocoladas contra elas desde 1988 no Supremo Tribunal Federal (STF). Já o Superior Tribunal de Justiça (STJ), no mesmo período, recebeu 333 processos e até aqui apenas 5 resultaram em condenação.
O motivo das ações judiciais variam de crimes contra a administração pública, a honra, a fé e o patrimônio público e delitos eleitoral e fiscal.


O fórum privilegiado, que teoricamente é assegurado pela Constituição como meio de evitar interferências políticas locais sobre os processos, resulta, assim, num impressionante mecanismo de impunidade.

É a ponta do iceberg de algo mais sério ainda: o atraso da conservadora e patrimonialista estrutura estatal brasileira.

Quem sabe um pouco mais adiante no evolver da situação política do país, amadureça a percepção da necessidade de uma nova Assembléia Nacional Constituinte que possa produzir uma Carta mais sintonizada com os valores maiores da nação brasileira.
*
Para inserir sua opinião, clique sobre a palavra "comentários", abaixo. Você tem a opção de assinar gratuitamente o blog e toda vez que postar seu comentário sua assinatura será imediata. Ou usar a opção “anônimo”, porém assine ao final do texto para que possamos publicar o que você escreveu. Para enviar um e-mail clique aqui: lucianosiqueira@uol.com.br

Nenhum comentário: