19 junho 2008

Cinema defendido pelo sexo feminino em foco

Diário de Pernambuco:
Audiovisual/Festival Ação Mulher no Parque e na Fundação
. De hoje até quarta-feira, o cinema feito, defendido e protagonizado pelo sexo que uma vez já foi chamado de frágil dá as cartas no 3º Festival do Audiovisual Ação Mulher. Dois longas-metragens nacionais recentes - O céu de Suely (2006), de Karim Aïnouz, e Chega de saudade (2007), de Laís Bodanzky - seis curtas em 35mm e sete vídeos serão exibidos nos cinemas do Parque e da Fundação; além das projeções, haverá uma exposição de fotos no Parque, debates e oficinas de roteiro, direção e interpretação, ministradas por Clara Angélica, Stela Zimmerman e Márcia Cruz.
. Entre os vídeos, duas estréias de duas diretoras locais: O caso da menina, de Tuca Siqueira, e Cinco e meia, de Alice Gouveia. Os trabalhos foram rodados em 2007, em digital. Inspirada num conto de Marcelino Freire, Tuca narra a história de um homem (Jones Melo) que conhece uma mãe adolescente que lhe oferece o bebê. Já Alice acompanha uma mulher que dedica sua vida a alegrar o cotidiano de um grupo de idosos, mas que não camufla sua solidão. Há, ainda, um vídeo de 1985, O que faço com esse tesão?, do SOS Corpo.
. O tema do festival é a violência contra a mulher; cumpre lembrar que Pernambuco tem altas taxas de crimes cometidos contra as fêmeas, em especial por maridos e parceiros abusivos. "Queremos analisar de que forma os meios audiovisuais têm contribuído ou não para reforçar essa prática, tanto de forma velada ou de maneira abusiva", comenta a produtora Maria Áurea Santa Cruz, idealizadora e organizadora do Ação Mulher desde a primeira edição, em 2003. Para os três dias de filmes e discussão, o festival tem o apoio do Fórum de Mulheres de Pernambuco, da Secretaria estadual da Mulher e da Coordenadoria da Mulher da Prefeitura do Recife.

Nenhum comentário: