24 junho 2008

O alerta de Pochmann

. O presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Marcio Pochmann, advertiu ontem que o governo terá que ter cuidado com a política de combate à inflação a ser adotada, para não frear ou reverter a tendência de distribuição mais justa de renda entre os pobres e ricos.
. Pochmann ressaltou que tanto a inflação quando as políticas a serem adotadas para combatê-la podem ter influência sobre o índice Gini, que mede o intervalo entre a média salarial dos 10% mais pobres da população e a média dos 10% mais ricos. “A política inflacionária deve ser analisada também à luz do perfil distributivo do país.”
. Para o presidente do IPEA, tanto a inflação quanto o aumento da taxa de juros poderão influenciar negativamente. “Uma política de combate à inflação que leve à desaceleração da economia, por exemplo, ou a ruptura do ciclo de expansão, pode ter impacto imediato no mercado de trabalho e pode reduzir o nível de emprego, contendo salários. É evidente também que a inflação em alta termina reduzindo o poder aquisitivo, principalmente dos mais pobres”, apontou Pochmann.

Nenhum comentário: