28 junho 2008

Centro Josué de Castro promove seminário

Mutações: Novas Configurações do Mundo
Recife-PE 30 de junho a 10 de julho
. As novas configurações do mundo convidam-nos a esquecer a noção de crise. Pensemos, pois, na idéia de mutação", afirma Adauto Novaes, curador do Seminário Mutações: Novas Configurações do Mundo, que já aconteceu em diversos estados do sul do país e chega ao Recife, promovido pelo Centro Josué de Castro, Estudos e Pesquisas. O início é na próxima segunda-feira 30 de junho e a programação vai até 10 de julho, com palestras no Memorial da Medicina, a partir das 19h. As inscrições podem ser feitas através do telefone 3423-2800 ou no local e no dia do evento.
. No Seminário são postos em discussão concepções, crenças, idéias, sensibilidades, formas de existência e visões de mundo que antes pareciam dar sentido às coisas e perdem valor como referência de pensar, viver e conviver.
. Por outro lado, as mutações do mundo de hoje levam a deslocamentos conceituais ainda em formação, antecipando categorias incertas e indagando se vivemos a continuidade ou a descontinuidade entre o passado e o presente.
. TEMAS E CONFERENCISTAS . Sobre o Caos e Novos Paradigmas Luiz Alberto Oliveira 30 jun - segunda >Físico, doutor em Cosmologia, pesquisador do Laboratório Experimental de Altas Energias e professor de Filosofia no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
. As Mutações do Poder e o Limite do Humano Newton Bignotto 03 jul - quinta >Professor de Filosofia Política na Universidade Federal de Minas Gerais.
. Máquinas Utópicas e Distópicas João Camillo Penna 04 jul - sexta >Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
. Os Três Tempos da Mutação Luiz Felipe de Alencastro 7 jul - segunda >Professor titular da cátedra de História do Brasil na Universidade de Paris 4, Sorbonne.
. Descontrole do Tempo Histórico e Banalização da Experiência Franklin Leopoldo e Silva 8 jul - terça >Professor do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo.
. As Duas Mutações de Nietzsche Oswaldo Giacoia Júnior >Professor de Filosofia 09 jul - quarta
. Revoluções, Mutações... Francisco de Oliveira 10 jul - quinta >Professor de Sociologia da Universidade de São Paulo.

Nenhum comentário: