16 junho 2008

Democratização da mídia

Da Agência Brasil:
I Fórum de Mídia Livre cobra realização da Conferência Nacional de Comunicação
. O pedido de convocação da Conferência Nacional de Comunicação ao governo federal foi um dos principais pontos do documento final do I Fórum de Mídia Livre, que terminou, hoje, no Rio de Janeiro. O evento reuniu jornalistas e outros profissionais da área de comunicação, junto com acadêmicos e estudantes para discutir a democratização da informação.
. A Conferência Nacional de Comunicação já foi aprovada no Congresso Nacional com uma verba de R$20 milhões e agora necessita de uma convocação por parte do Executivo. Segundo Antônio Biondi, da coordenação do fórum e membro do Coletivo Intervozes, o documento será enviado aos principais representantes dos três poderes. A idéia é que ele seja colocado à disposição para que outros veículos de comunicação, incluindo blogs e rádios comunitárias, possam utilizá-lo na campanha pela conferência.
. É preciso que a sociedade faça pressão, porque pelo Governo Federal isso ficaria ligado só no Legislativo. Nós queremos ter uma conferência nacional como as outras (a exemplos das de Educação, Saúde e Direitos humanos) , avaliou Biondi, que disse não acreditar que a conferência saia ainda em 2008, já que estamos num ano eleitoral.
. O jornalista Lalo Leal, apresentador do programa Ver TV, transmitido pela TV Brasil, destacou a importância da conferência como um espaço para a rediscussão de todo o marco legal da comunicação no Brasil. Segundo ele, o Fórum de Mídia Livre entende que a legislação é muito antiquada e não dá conta do momento que estamos vivendo.
. Na avaliação de Lalo Leal, há uma concentração muito grande da mídia em detrimento de uma comunicação mais democrática. Ele acredita que já existe uma forte sensibilização na sociedade sobre a importância da conferência.
. O dinheiro existe, assim como a vontade política de grande parte da sociedade. E agora me parece que também por parte os radiodifusores, que estão preocupados com o ingresso no mercado brasileiro das empresas de telefonia. Eles querem discutir novas regras para o setor, avaliou Lalo Leal.
. Outros pontos que também tiveram destaque no encontro foram a democratização das verbas públicas de publicidade, que segundo os participantes ficam concentradas com as grandes empresas, a criação de uma rede através da Internet reunindo várias experiências de comunicação alternativa e a utilização dos Pontos de Cultura, implantados pelo Ministério da Cultura, para a produção de conteúdos de mídia independente.

Nenhum comentário: