09 junho 2008

Para manter desigualdade em queda

. O IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) vem divulgando estudos da mais alta qualidade. E oportunidade. Pois em tempo de mudança, conhecer a realidade brasileira mais a fundo é condição essencial para que possamos seguir num rumo correto.
. Segundo o IPEA, nos últimos anos, o Brasil atingiu um ritmo acelerado de redução da desigualdade social, mas precisará de alternativas para manter o processo em níveis que lhe permita chegar, nas próximas décadas, ao patamar dos países mais igualitários do mundo. Essa conclusão decorre de avaliações comparativas entre a experiência brasileira e a de outros países que conseguiram sucesso na redução da desigualdade.
. Os dados mostraram que o atual ritmo de queda da desigualdade no Brasil, de 0,7 ponto de Gini [parâmetro internacional que mede a desigualdade social entre uma população], é até superior ao registrado em países desenvolvidos. Suécia e Holanda, por exemplo, mantêm reduções respectivamente de 0,5 e 0,2 ponto de Gini, mas, em ambos os países, o esforço distributivo foi mantido por mais de 30 anos.
. “Vários mecanismos que permitiram essa queda acelerada da desigualdade no Brasil estão próximos de serem exauridos. O Bolsa Família, que foi uma das vedetes, já cobriu essencialmente quem ia cobrir, ou seja, o grosso da contribuição que podia dar, já deu. O salário mínimo dobrou nos últimos 10 anos e se dobrar nos próximos 10, não vai ter o mesmo efeito. Então nós vamos ter de buscar outras formas de manter a desigualdade em queda para se poder chegar a um país mais justo em algumas décadas”, afirmou em entrevista à Agência Brasil o pesquisador do IPEA Sergei Suarez.
. Segundo o pesquisador, a meta brasileira deve levar em conta a situação em países com características semelhantes: grandes, federativos e com fortes divisões étnicas. Estados Unidos, México e Canadá são alguns exemplos.
*
Superar por completo as desigualdades sob as condições do capitalismo é, obviamente, impossível. Mas podemos melhorar bastante o perfil social brasileiro na medida em que construamos um modelo de desenvolvimento soberano e democrático.

Nenhum comentário: