07 junho 2008

Segredo contra hipertensão pode ser manter a cuca fresca

No G1:
Pesquisadores acompanharam cinco mil pessoas desde 1985.Os que eram mais estressados foram os que desenvolveram hipertensão.
. Hipertensão e stress? O segredo pode estar em se manter a cuca fresca. Alguns fatores que determinam se um indivíduo será ou não hipertenso, já são conhecidos: sexo, idade, raça, obesidade e sedentarismo são bons exemplos. Mas será que existe um fator que possa predizer o aparecimento da doença desde a juventude, independente dos já citados?
. Na busca desse marcador uma equipe de pesquisadores da Universidade de Pittsburgh vem acompanhando desde 1985 um grupo de mais de cinco mil pessoas. Em 1987, três quartos dos participantes apresentavam níveis normais de pressão arterial, tinham entre 18 e 30 anos de idade e foram submetidos a testes que avaliavam as alterações da pressão arterial quando submetidos a stress.
. Os resultados foram registrados e arquivados. Treze anos após, do grupo estudado mais de trezentos participantes haviam desenvolvido hipertensão.
. Os participantes que haviam apresentado maiores variações da pressão arterial ao stress, estavam entre os que desenvolveram hipertensão mais tarde.
. A influência do stress no aparecimento e manutenção da hipertensão arterial já é reconhecida pelos médicos e as práticas redutoras de stress ajudam efetivamente no tratamento da pressão alta. O que está se propondo é que talvez uma resposta hipertensiva precoce ao stress seja um preditor do seu aparecimento no decorrer da vida.
. De uma forma ou de outra, procurar manter um estilo de vida mais calmo diante das dificuldades do dia a dia pode ajudar a prevenir o surgimento da pressão alta.

Nenhum comentário: