09 junho 2008

Um tremendo achado

No G1:
Arqueólogos acham cemitério de operários do Império Romano na Itália
Quase 300 pessoas com lesões e fraturas ligadas a esforço foram achadas em Roma.Moedas associadas datam da época do Imperador Trajano, por volta do ano 100.
. A superintendência arqueológica de Roma anunciou a descoberta de um cemitério onde estariam enterrados operários da época do Império Romano. A necrópole foi achada em março do ano passado e abriga esqueletos de 270 pessoas, a maioria formada por adultos entre 20 e 40 anos, embora também tenham sido encontrados dois meninos.
. Os esqueletos dos homens, cerca de 70% dos corpos encontrados, tinham sinais de estresse em seus ossos, como fraturas e patologias nas costas. Segundo os arqueólogos, isso pode indicar que os mortos eram trabalhadores das salinas vizinhas, carregando constantemente cargas pesadas de sal.
. No sítio arqueológico também foram achadas cerca de 70 moedas com a imagem do imperador Trajano (que reino do ano 98 ao 117 da Era Cristã). As moedas foram colocadas na boca dos mortos para pagar Caronte, figura que, na mitologia greco-romana, carregava os defuntos para o outro mundo em seu barco."O mais importante do achado não é a recuperação de obras de arte, mas a oportunidade de conhecer melhor a vida cotidiana de um grupo de cidadãos das classes sociais baixas durante o Império", disse Angelo Bottini, superintendente arqueológico de Roma.

Nenhum comentário: