14 agosto 2008

Coluna semanal no Portal Vermelho

Mobilidade urbana e reforma
Luciano Siqueira

Campanha é essencialmente para conquistar voto – o indicador decisivo e óbvio do êxito ou do fracasso. Mas campanha de candidato do PCdoB é mais do que isso: também busca elevar a consciência política do eleitorado, estimular a organização e a luta do povo, descortinar novos horizontes políticos, equacionar problemas do presente, projetar transformações sociais de fôlego no futuro, fortalecer o próprio partido, consolidar alianças políticas.

Por isso tem que ter debate de idéias – para demarcar campos com forças contrárias, aclarar problemas complexos, dar consistência e credibilidade a propostas.

Nossa campanha para vereador no Recife combina o contato direto com o eleitor, o chamado corpo-a-corpo, com a discussão de problemas cruciais de nossa cidade inseridos na problemática do país. Terça-feira última debatemos com Oswaldo Lima Neto, doutor em engenharia de trânsito, professor da Universidade Federal de Pernambuco e atual secretário de Planejamento de Olinda o tema Mobilidade Urbana, transporte e trânsito – o Recife não pode parar. Técnicos, gestores públicos e ativistas da luta social tomaram parte.

A intenção é lastrear o discurso do candidato e assegurar subsídios para o exercício do mandato – que, por seu turno, será vetor da continuidade do estudo e da luta para solucionar os impasses da cidade.

Duas conclusões, dentre outras, merecem ser anotadas. Uma, de natureza particular, digamos: a necessidade de mudança na Lei das Calçadas. Hoje, no Recife, cabe ao proprietário do imóvel a responsabilidade pela conservação das calçadas – o que quase ninguém faz daí a enorme quantidade de pessoas que transitam pelo leito da rua, arriscando-se a acidentes. A idéia é que a Prefeitura cuide da conservação e, conforme faixas sócio-econômicas definidas, cobre do proprietário pela benfeitoria realizada.

Outra, de dimensão mais larga: a compreensão de que se coloca na ordem do dia, em vista da dispersão e do caos urbano existente, a retomada da luta pela reforma urbana associada à defesa da implementação do Plano Nacional de Mobilidade Urbana Sustentável formulado pelo governo federal.

Moral da história: quanto mais ousados e hábeis sejamos na abordagem do eleitor em busca do voto, maior a responsabilidade de defender com conhecimento de causa soluções para os problemas que conspiram contra a qualidade de vida na cidade.

Nenhum comentário: