12 agosto 2008

Resgate histórico

No Vermelho:
Lula indenizará UNE e Ubes pela derrubada da sede do Rio
. Às 14 horas desta terça (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará um projeto de lei (PL), no Rio de Janeiro, que reconhece a responsabilidade do Estado no incêndio e demolição da sede da UNE e da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas). Será a segunda visita de um Presidente da República à sede das entidades em 71 anos de história. Na ocasião, Lula ainda assinará o termo de adesão ao Pacto pela Juventude, que consiste em uma iniciativa do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve).
. O PL reconhecerá o envolvimento de agentes estatais no incêndio, ocorrido em 1964, da sede das entidades na Praia do Flamengo, 132, e posterior demolição do que havia sobrado do prédio, em 1980. Com o projeto de lei as entidades esperam arrecadar boa parte dos recursos para a reconstrução de sua sede. O projeto do novo prédio está pronto e foi realizado e doado pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer.
. ''O mesmo Estado que destruiu a sede das entidades estudantis, tradicional reduto político e cultural da juventude brasileira, está agora, mais de 40 anos depois, reparando os danos causados e devolvendo aos estudantes aquilo que lhes foi tirado e que lhes é de direito'', comemora a presidente da UNE, Lúcia Stumpf.
Fotos: retrospectiva da invasão do prédio da UNE pela reporessão do regime militar.

Nenhum comentário: