16 maio 2016

Dois ícones

Ariano e Hermilo, estéticas opostas para objetivos comuns
Raimundo Carrero*, no Diário de Pernambuco
Não eram apenas projetos culturais; eram projetos de vida. Pertenciam ao sangue e ao coração, cravados na carne e no sangue. Por vezes chamados de “quixotescos” – referência direta aos sonhos de Dom Quixote -,mas verdadeiros e realistas com dignidade e força, de forma a modificar a interpretação do mundo.
Estou falando de Ariano Suassuna e de Hermilo Borba Filho, cujas obras revolucionam a inteligência pernambucana no século 20 e começo do século 21, dando-nos uma relevância
intelectual poucas vezes vista entre nós. Tinham, no entanto, propostas estéticas opostas para objetivos comuns.
Conheceram-se ainda jovens na Faculdade de Direito do Recife, onde logo compreenderam que podiam reunir forças para alcançar grandes resultados. Junto com outros amigos decidiram criar o Teatro do Estudante de Pernambuco para leituras, debates e exibição de peças teatrais de qualidade aos jovens e ao povo do estado através da Barraca, Espécie de circo de lona que podia ser armada em fábricas, escolas e praças, o que foi feito com grande êxito, seguindo a experiência espanhola de Federico Garcia Lorca. Era o embrião de todo o que seria realizado pela vida fora. Tornaram-se grandes nomes nacionais.
Na década de 1960 solidificaram no Recife o Teatro Popular do Nordeste com exibição de grandes espetáculos na Avenida Conde da Boa Vista, também transformado em bar e restaurante, templo da esquerda pernambucana, mas com alguma distinção estética entre os dois.
Hermilo preconizava uma estética de forte conteúdo político-social, além de pessoal, com base na cultura popular ,sem perder de vista o clássico e o tradicional, além de uma larga
experiência de vida, de modo a trazer para o texto e para o palco os tormentos mundanos, as inquietações sociais e as aflições sexuais. Tornou-se adepto de Henry Miller, de quem escreveu uma magnífica biografia. Tudo isso revelado, por exemplo, na tetralogia Um cavaleiro da segunda decadência, nas peças e nos ensaios, além de outras obras exemplares.
Ariano teve por objeto estético as manifestações populares, realizado com requinte e sofisticação formal, numa linguagem elaborada, ainda que considerando os conflitos internos e as confissões sociais. Veja-se, por exemplo, O Movimento Armorial, cuja principal orientação era e é a realização da uma obra erudita com base nos símbolos e insígnias da cultura popular.
* Escritor e jornalista

http://imgs.impresso.diariodepernambuco.com.br/imgs/eq.gif Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: