17 maio 2016

Palavras certeiras

Lutar é preciso. Sempre
Do cientista Celso Pinto de Melo, por e-mail:
Caros amigos,
Por alguma razão, nos últimos dias tenho me lembrado muito dessa historieta, que compartilho com vocês.
*
Hipérides, famoso tribuno ateniense, foi um dos líderes da resistência grega contra a invasão por Filipe da Macedônia, o pai de Alexandre, o Grande. Derrotado na batalha de Chaeronea, foi levado a julgamento por traição. Em seu discurso de defesa, disse essas palavras que ainda reverberam mais de quinze séculos depois e permanecem dolorosamente verdadeiras nos dias de hoje:
"O melhor de tudo é vencer, mas se você não pode vencer, então você deve lutar por uma causa nobre, porque então você vai ser lembrado. ... Considere os espartanos. Eles ganharam vitórias inumeráveis, mas ninguém se lembra quais foram elas, porque em todas essas, Esparta lutou por si mesma.”
E, com a perspectiva ainda limitada das poucas décadas passadas desde a vitória grega contra os persas, ele diz de forma premonitória:
“A única batalha que os espartanos lutaram e de que todo o mundo se lembrará é a derrota em Termópilas, onde foram massacrados até o último homem, pois lá Esparta lutou pela liberdade de toda a Grécia."
Com esse grande discurso, os tribunais atenienses da nova ordem terminaram por libertá-lo.
Mas dez anos depois, a vitória dos macedônios consolidada, ele foi novamente preso, e sua língua cortada em um deboche ao poder de sua oratória.
(Porém, até hoje diz a lenda que ele próprio teria cortado sua língua, para não ceder à tentação de, sob tortura, delatar seus companheiros.)
Ninguém sabe o que eles fizeram com o seu corpo. Mas sua voz ressoa até hoje, nos ensinando que à luz do tribunal da História é melhor perder defendendo uma causa justa que vencer de maneira vergonhosa.
Com um abraço doído,
Celso
Prof. Celso P. de Melo, Departamento de Física - Universidade Federal de Pernambuco


Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: