06 janeiro 2019

Futebol hoje


Os centros de treinamento do Brasil estão muito acima das equipes donas deles
Muitos treinadores já disseram que CTs brasileiros são tão bons ou melhores que europeus
Tostão*, na Folha de S. Paulo

Dias atrás, o Fusquinha fez 60 anos. Foi o primeiro carro que tive, vermelho, comprado em 1966, quando tinha 19 anos. 
Em 1970, os campeões do mundo receberam um Fusca de presente da prefeitura de São Paulo, cujo prefeito era Paulo Maluf. Isso passou a ser um exemplo de mau uso do dinheiro público. 
Com o tempo, aprendi que governo não tem que fazer esses agrados a ninguém. Por isso, recusei, anos atrás, o dinheiro do governo federal, um prêmio aos antigos campeões mundiais de futebol. Fui criticado por alguns companheiros.
Poucos times se reforçaram como São Paulo, Corinthians, Atlético (tem uma nova e boa zaga) e, talvez, o Flamengo, se Rodrigo Caio jogar mais que Réver, como espero. 
Outras equipes pioraram, com a saída de jogadores titulares, como Santos, Grêmio, Botafogo e Athletico. 
Em alguns clubes, chegaram e saíram vários atletas que não mudam a qualidade da equipe, como Cruzeiro, Inter, Palmeiras, Vasco e Fluminense.
Dirigentes supervalorizam treinadores e se esquecem do elenco. Sampaoli não é milagreiro. Fernando Diniz pode ter vida curta no Fluminense. 
Tenho dúvidas se a principal dificuldade do treinador é fazer com que os jogadores executem bem o que foi planejado ou é o próprio estilo de jogo, incompatível com a pouca qualidade dos atletas e com o pouco tempo de treinamento.
O Corinthians contratou dois bons reforços (Ramiro e Boselli), mas o elenco ainda está longe do que foi campeão em 2017, muito bem dirigido por Carille e que tinha, além de Cássio, Fágner e Jadson, que continuam, outros bons, como Balbuena, Pablo, Arana, Maycon, Rodriguinho e Jô. Discordo que estes jogadores, no começo do campeonato de 2017 eram iguais aos atuais.
Qualquer profissional, ainda mais técnico de futebol, por causa de tantos fatores envolvidos no desempenho e no resultado, só pode ser bem avaliado após muitos anos. 
Carille tem grandes chances de se tornar um treinador de ponta, mas ainda é cedo para tratá-lo como um técnico consagrado.
Abel Braga está encantado com o centro de treinamento do Flamengo. Muitos treinadores já disseram que os CTs dos grandes times brasileiros são tão bons ou melhores que os dos principais europeus. Acredito. 
Os centros de treinamento são importantíssimos, porém, os do Brasil são desproporcionais, estão muito acima das equipes. Parece até que Messi, Cristiano Ronaldo, Neymar e outros grandes craques atuam no Brasil.
Abel Braga disse que deve existir algo estranho para explicar a razão de o Flamengo não ter ganhado títulos importantes nos últimos anos e que vai descobrir o que é. O supertécnico vai desvendar o mistério.
Penso diferente. A razão estaria mais perto da realidade, a de que o elenco do Flamengo é igual ao de outros grandes do Brasil e inferior ao do Palmeiras. Não existe surpresa nem mistério. O diabo mora ao lado. . 

RADICALISMO - Na vitória por 2 a 1 do Manchester City sobre o Liverpool, na quinta-feira (3), Pep Guardiola e Jürgen Klopp, técnicos ousados e criativos, adotaram uma postura cautelosa na escalação das equipes.

 Guardiola escalou o zagueiro Laporte de lateral esquerdo para marcar o rápido e habilidoso Salah, enquanto Klopp colocou três meio campistas mais marcadores. 
Funcionou bem dos dois lados. São dois treinadores sonhadores e pragmáticos. Não têm de ser uma coisa ou outra. Por isso e por outros motivos, são muito bons. Não há mais lugar para radicalismos.
*Cronista esportivo, participou como jogador das Copas de 1966 e 1970. É formado em medicina.
Acesse e se inscreva no canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2i2L1si e leia mais sobre temas da atualidade http://migre.me/ kMGFD

Nenhum comentário: