04 novembro 2020

Crônica de fim de tarde

Confesso que errei

Luciano Siqueira

 

O erro mais clamoroso de hoje foi na papa de aveia: esqueci de adicionar leite! No restante do dia, deixei na biblioteca dois paninhos usados para passar óleo de Peroba nos móveis, na faxina de hoje.

Esqueço detalhes nos serviços domésticos. Detestável desatenção!

Pior: tenho receio de errar, erro. O que me faz lembrar de um artigo que li ainda na adolescência sobre o mecanismo mental do erro, na revista Seleções/ Reader's Digest.

Meu irmão Humberto era assinante e eu li muita coisa ali. Algumas interessantes, outras pura bobagem. Propaganda do modo de vida norte-americano.

Dentre as bobagens, uma espécie de psicologia de bolso.

O texto dizia que quando alguém teme errar, desencadeia um processo mental que inevitavelmente leva ao erro. Portanto, para não errar é preciso acreditar que vai acertar...

Convivi muitos anos com meu tio Paulo Rosas, psicólogo, pesquisador e professor da Universidade Federal de Pernambuco, e nunca me lembrei de perguntar a ele se isso tinha alguma base científica.

Pelo sim, pelo não preferi pensar que acertaria ao me ver desafiado a fazer algo que de algum modo questionasse minha competência.

Mas nos serviços domésticos tenho fracassado duplamente: não consigo me convencer previamente de que acertarei, temo errar... e erro!

O que me alivia é fazer bem umas tantas coisas, que você dirá que assim não vale. Frito ovos, preparo suco de polpa de frutas no liquidificador e arroz com ovos fritos e tomate em fim de noite sei preparar como ninguém!

Também me considero um bom lavador de pratos.

Lavo banheiro, faço a faxina da sala, da biblioteca, faço a higienização das compras com sabão e álcool...

Não é alguma coisa? Claro que é, mesmo cometendo falhas, esquecendo detalhes e, reconheço, a gordura das panelas me dá um trabalho danado e não consigo tirá-la totalmente.

Que fazer?

Resta-me seguir adiante fazendo o melhor que posso, com a consciência de que não faço o melhor.

Minha neta Alice, apenas sete anos, já sabe cozinhar algumas coisas e se orgulha disso. Eu já passei do tempo de aprender.

A leitura nossa de cada dia https://bit.ly/310BQuN 

Nenhum comentário: