26 novembro 2020

No Brasil é diferente...

Difícil de entender

Luciano Siqueira


Imaginemos um australiano ou neozelandês, ou mesmo um turco ou sul-africano que desembarcasse agora no Brasil e desse uma olhadela nas disputas pelas prefeituras, em segundo turno.

Entenderia fácil? Certamente não.

A começar pela emaranhado de siglas partidárias que estão juntas ou separadas ou em conflito aberto em diferentes municípios. Às vezes num mesmo estado.

Pior: no âmbito de uma coalizão partidária, divergências. Inclusive sobre nuanças táticas.

E tudo isso normal, nada de extraordinário.

A complexidade da sociedade brasileira, diferenças e desigualdades econômicas, sociais e culturais, com rebatimento político, se revelam nas disputas eleitorais.

Unidade e luta, convergência e tensão – são componentes incontornáveis, nem compreendidos pelos atores políticos.

E que impõem um esforço de esclarecimento e de educação da militância e de ativistas mais esclarecidos e empenhados nas refregas.

A um partido como o PCdoB, então, que mira um objetivo estratégico de largo alcance e busca acumular forças para tanto nas lutas imediatas, tar e esclarecer e educar a militância é indispensável.

Mais ainda nesse tempo de comunicação virtual instantânea, redes sociais, aplicativos e que tais. Militantes não podem tão somente repetir “no automático” control-C e control-V, copiar e colar. Têm que examinar conteúdos, opinar e não apenas passar adiante.

Mas o fato é que as eleições municipais que se concluirão domingo próximo, nas condições excepcionais em que transcorrem, sob o impacto da pandemia do novo coronavírus, constituem, à margem dos resultados que comporão as planilhas comparativas entre os partidos, um imenso aprendizado.

E como o calendário eleitoral brasileiro não nos dá descanso, segunda-feira próxima já se colocam na ordem do dia os preparativos para o pleito nacional de 2022.

Realmente, ao olhar de um estrangeiro recém-chegado e pouco afeito ao que ocorre em terras tupiniquins, tudo parece muito estranho...

Veja: Partidos políticos são necessários https://bit.ly/38YmQTT

Nenhum comentário: