12 novembro 2020

Saldos de campanha

Novos talentos em terreno minado
Luciano Siqueira

Para quem luta pela transformação da sociedade nunca há tempo bom, os desafios são enormes em qualquer circunstância.

Mesmo quando estamos vencendo: consolidar conquistas e dar passos adiante implica superar resistências do campo adversário e resolver contradições e equívocos no próprio campo de forças.

E é no calor da luta, particularmente nas adversidades, que surgem e se afirmam novos talentos.

Milhares de militantes assumem agora a honrosa mas desafiante tarefa de uma candidatura a prefeito ou a vereador.

No caso do PCdoB, com parcos recursos, pois o fundo partidário eleitoral é muito aquém das necessidades em razão do tamanho de sua bancada federal.

E além das limitações materiais, as restrições decorrentes da pandemia do novo coronavírus agravadas por determinações exageradamente rigorosas da Justiça Eleitoral.

Demais, o escoadouro natural das energias na busca do voto são as mídias digitais e o aplicativo WhatsApp, que pressupõe redes previamente esdtabelecidas ou uma enorme capacidade de expandí-las no curso da campanha. 

E aí é preciso combinar criatividade com abordagem "real“ de apoiadores e eleitores. 

Não basta enviar vídeos e cards, o diálogo (mesmo por ligação telefônica) é decisivo.

Natural que muitos fiquem no meio do caminho, outros nadem até a praia mas cheguem à terra firme com votos insuficientes para a vitória.

E entre vitoriosos ou quase, já se percebe a revelação de muitos talentos. Verdadeiros quadros entre trabalhadores, intelectuais, jovens, mulheres...

Militantes que se projetam como líderes políticos locais. Capital acumulado para a luta que segue, capacidade adquirida de influenciar e mobilizar parcelas expressivas do povo.

E assim, entre vitorias eleitorais e políticas, um saldo muito positivo há que se cotejar.

Pois é esse lastro de quadros que se revelam líderes de massas e potenciais dirigentes partidários uma das conquistas mais caras a uma corrente revolucionária.

Veja: De grão em grão a urna confirma o que se quer https://bit.ly/2U6Twlu  

Nenhum comentário: