Na coluna Pinga-Fogo (Jornal do Commercio), a análise de Inaldo Sampaio que aqui registramos pela relevância do tema:
PCdoB marchará com Luciano
. Não é da tradição do PCdoB discutir política pelos jornais. Tanto seus dirigentes nacionais como também regionais têm o hábito de promover reuniões para passar em revista a conjuntura, traçando a rota política que deve ser trilhada no futuro.
. Esse é o caso, por exemplo, do dirigente regional Luciano Siqueira, vice-prefeito do Recife pela segunda vez e provável candidato do partido à sucessão do prefeito João Paulo.
. Companheiro de chapa do PT nas duas últimas eleições, o vice esperava um aceno dos petistas para ser o candidato das esquerdas à prefeitura da capital. Se esses dois partidos fechassem com ele, as outras agreamiações do campo popular cairiam em seu palanque por gravidade: o PSB de Eduardo Campos, o PTB de Armando Monteiro, o PDT de José Queiroz, o PR de Inocêncio Oliveira e o PMN de Sílvio Costa.
. Entretanto, o próprio João Paulo já sinalizou que o candidato à sua sucessão sairá dos quadros do PT e que está indeciso entre dois nomes: Lígia Falcão e João da Costa, ambos secretários municipais e seus colaboradores há mais de 20 anos.
. Essa decisão do prefeito do Recife, chancelada pelo restante dos petistas, desobriga o vice Luciano Siqueira de marchar ao lado do PT no primeiro turno. Daí ele ter defendido na Frente Popular a necessidade de os partidos de esquerda lançarem mais de um candidato. Essa tese do vice de João Paulo foi encampada pela direção nacional e será posta em prática no país inteiro. O candidato em São Paulo, contra o do PT, será Aldo Rebelo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário