29 agosto 2015

Ciência brasileira

Pegada carbônica

Calculadora baseada em hábitos de crianças e adolescentes incentiva alunos a diminuírem impactos do consumo.
Ciência Hoje Online
. A redução dos impactos ambientais do consumo é tema de debates cada vez mais constantes, mas ser consciente no dia a dia ainda é um desafio. Em busca de um jeito simples de avaliar como os hábitos de cada um interferem no meio ambiente, alunos e professores do Centro Educacional da Fundação Salvador Arena, de São Paulo, desenvolveram uma calculadora de carbono baseada em atividades típicas das crianças e adolescentes, como jogar videogame, usar o computador e ir à escola.
Por meio da ferramenta, que está disponível on-line, é possível calcular a quantidade de dióxido de carbono (CO2) produzida em um ano e o número de árvores que devem ser plantadas durante o período para compensar os danos causados ao meio ambiente. Liberado na atmosfera principalmente pela queima de combustíveis fósseis, o dióxido de carbono é um dos gases de efeito estufa, fenômeno natural associado ao aquecimento global.
. “A ideia é utilizar este tipo de conteúdo em atividades com os alunos, com os pais e atingir toda a comunidade, além do público em geral por meio do site”, conta a professora Tatiana Navarro, membro do comitê que participou do desenvolvimento do projeto.
Leia mais http://migre.me/rlPs6

Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: