23 agosto 2015

O fascínio da ciência

O sapo ladino

Aldo Rebelo, no portal Vermelho

No seu livro Viagem de um naturalista ao redor do mundo, o cientista Charles Darwin conta como ficou impressionado com um pequeno sapo, de cores esquisitas, que encontrou numa região tórrida do Uruguai, em 1832. Sem água nem comida, o bichinho pulava na areia quente, não “por boniteza mas porém por precisão”, como diria Guimarães Rosa.
Com pena, o naturalista jogou-o num charco e imediatamente salvou-o de morrer afogado, pois o anfíbio não sabia nadar. E concluiu que, se não tinha um nome popular, deveria chamar-se “Diabolicus, pois é um sapo digno de falar com Eva.”
No Brasil também existe um sapo comparável à serpente do Éden, “o mais astuto de todos os animais da terra que o Senhor Deus tinha feito” (Gênesis 3:1). É a espécie Pleurodema diplolistris. Nas áreas úmidas, mora na beira da lagoa, mas na Caatinga intriga os cientistas pela engenhosidade de enterrar-se no solo árido, até a profundidade de 1,80m, para aguardar a chuva que demora meses. Se o esquilo siberiano hiberna no frio, o sapo sertanejo estiva no calor.
Quando a água do céu ressuscita a Caatinga, “e o sertão é um paraíso” na eloquente descrição de Euclides da Cunha, “reverdecem os angicos” e “lourejam os juás”, o sapo ardiloso emerge à superfície, cantando, faceiro, para desfrutar a explosão da vida como se virasse príncipe – e acasalar. Seus filhos, os girinos, desenvolvem-se em poças d´água a tempo de também submergirem.
Muitos animais têm truques para sobreviver ao ambiente e a predadores. Outras espécies de batráquios do mundo igualmente se enfiam no subsolo, e ficam dormentes. Mas a do Brasil movimenta-se o tempo todo, de olhos abertos, farejando água. O que come, se come, ainda é um mistério.
Cientistas estão estudando o fenômeno. A pesquisa mostra como a Ciência pode ser fascinante, e provavelmente resultará em descoberta útil para o ser humano ao desvendar o complexo de tatu e a adaptação fisiológica do sapo ladino.
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: