13 agosto 2015

Consenso desejável

O cerne do entendimento

Luciano Siqueira, no portal Vermelho

Até bem pouco tínhamos tão somente e perigosamente a quebra de braço entre o governo e a oposição midiática e partidária, acrescida de insatisfeitos de diversos matizes.

O governo acuado e carente de iniciativa.

Do outro lado da rua, gente como Aécio Neves, histriônico e inconsequente, e Eduardo Cunha, zero em escrúpulos, com as rédeas da onda conservadora. E a ameaça persistente de golpe.

Agora, placas tectônicas se movem no sentido da governabilidade, da manutenção da legalidade constitucional e da superação de impasses na economia.

Constroem-se pontes entre o governo, o Senado, o empresariado e os trabalhadores via movimentos sociais.

O vazio é ocupado pelo diálogo.

Oxalá dois produtos venham a ser gerados nesse esforço de entendimento: 1) o isolamento de Aécio e Eduardo Cunha e com isso o enfraquecimento das ameaças golpistas; 2) passos concretos em favor da governabilidade, da consecução do ajuste fiscal e da retomada do crescimento.
A Agenda do Senado é uma referência importante. Trás no seu cerne riscos e possibilidades.
A abordagem do SUS e das relações com operadoras de planos privados de saúde revela riscos.
A combinação de renúncias fiscais com critérios de redução de desigualdades regionais e geração de emprego e renda aponta num sentido positivo.
Do governo cabe esperar abertura e largueza política em busca do consenso desejável e, ao mesmo tempo, fidelidade ao rumo geral adotado desde 2003 – crescimento inclusivo e soberania.
Não há razão para não acreditar que a presidenta Dilma não se mantenha fiel a esse rumo.
Da parte do grande empresariado, que se pronuncia através das Federações das Indústrias de São e do Rio de Janeiro e tem pleitos relevantes incluídos na Agenda do Senado, o bom senso recomenda empenho real em contribuir para que o ajuste se dê e se criem as condições para a retomada do crescimento em seguida.
A largueza de visão no que compete aos trabalhadores implica ir além da pauta corporativa (justa) e combinar o empenho pelo emprego, o salário e os direitos trabalhistas fundamentais com a defesa firme da democracia. A exemplo da Marcha das Margaridas, ontem, que ostenta proposições avançadas.
Demais, será pela boa polêmica que se chegará a um padrão mínimo de entendimento que leve o País a seguir adiante concomitantemente com agravos tipo Operação Lava Jato e com o embate político governo versus oposição, próprio do processo democrático e naturalmente revelador de projetos distintos de nação.
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD 

Nenhum comentário: