05 dezembro 2006

Ato da UNE lança movimento por uma nova política econômica

Veja neste e nos próximos tópicos o texto assinado por Fernando Damasceno, no Vermelho, sobre o ato convocado pela UNE em favor de mudanças na política econômica.

*

A Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, em São Paulo (SP), foi palco nesta segunda-feira (4/11) do Ato Nacional por Mudanças na Política Econômica. O evento foi promovido pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e apoiado por diversas entidades ligadas aos principais movimentos sociais do país.

A idéia defendida pela UNE é clara: após a reeleição de Lula, é possível vislumbrar uma outra política econômica para o Brasil, com valorização do trabalho, desenvolvimento e distribuição de renda. Para consolidar essa idéia, o ato foi marcado por um debate entre lideranças intelectuais e políticos de diferentes partidos de esquerda, que manifestaram seu apoio às necessárias mudanças no rumo da economia do país.

O presidente da UNE, Gustavo Petta, mostrou qual deverá ser o tom da campanha, ao cobrar enfaticamente do governo federal mudanças urgentes da condução da política econômica. ''O presidente Lula tem falado muito em crescimento e ousadia, mas para isso é necessário tomar algumas decisões. Este ato tem esse componente: incentivar e pressionar o governo a adotar medidas que de fato tragam desenvolvimento, crescimento e distribuição de renda ao país'', disse.

Petta também fez uma reflexão sobre as transformações pelas quais a América Latina está passando, em virtude do esgotamento da fórmula neoliberal. ''Alguns países, como o Brasil e a Argentina, passaram por mudanças políticas importantes, mas mesmo nesses países ainda não foi possível criar uma alternativa viável para suas políticas macroeconômicas'', comentou o presidente da UNE.

Nenhum comentário: