11 julho 2007

Vasos comunicantes

Na Gazeta Mercantil:
Apagão na Argentina afeta campo no Brasil
. O apagão energético na Argentina já tem impacto no campo brasileiro. Devido à falta de gás, o impacto mais imediato está sendo na farinha de trigo. O produto importado da Argentina está em falta no Brasil, o que abre espaço para o nacional, que é pesadamente onerado por tributos, ao contrário do argentino, que é subsidiado e com preço 10% menor.
. Sem energia para funcionar, os moinhos do país vizinho têm dificuldade de entregar o produto no prazo. O Brasil importou até junho 220 mil toneladas de farinha de trigo. Mas, diante da crise energética, o presidente do Sindicato das Indústrias do Trigo no Estado de São Paulo (Sindustrigo), Luiz Martins, acredita que dificilmente os moinhos conseguirão cumprir a promessa de enviar ao Brasil as 180 mil toneladas remanescentes contratadas.
. Outro setor que sofre impacto do apagão é o complexo soja. Líder mundial na exportação de óleo de soja, a Argentina deve ceder espaço ao produto brasileiro. No ano passado, o vizinho exportou 6 milhões de toneladas de óleo de soja e o Brasil, apenas 2,2 milhões de toneladas. A indústria nacional pode ampliar seu processamento de soja em 26%, que é a parcela ociosa existente hoje. Assim, a previsão de produzir 5,5 milhões de toneladas de óleo este ano pode ser estendida para 7 milhões de toneladas, das quais 3,3 milhões para exportação, 1,1 milhão mais que o previsto.

Nenhum comentário: