07 março 2009

Viagem sem volta

Ciência Hoje Online:
A ação nociva do ecstasy sobre o organismo e os riscos ligados ao seu consumo
. Passar noites e, muitas vezes, dias seguidos ouvindo música eletrônica e dançando ao ar livre juntamente com centenas de pessoas é um costume que tem atraído cada vez mais jovens. Contudo, mesmo os mais aficionados por essas festas recorrem, muitas vezes, a algo que lhes dê um aporte extra de energia.
. O “combustível” para muitos desses jovens é um comprimido colorido conhecido como “a pílula do amor” ou ecstasy – palavra inglesa para arrebatamento, êxtase e transe místico. Contudo, essas denominações são enganosas, pois o uso dessa droga tem causado uma série de mortes e problemas de saúde para aqueles que insistem nessa viagem.
. Muitos usuários do ecstasy afirmam que as mortes associadas ao seu uso são acidentais e que teriam ocorrido, na verdade, devido à ingestão exagerada de álcool e outras drogas. Outra versão comum alega que esses “acidentes fatais” teriam ocorrido devido a contaminantes presentes nas pílulas.
. Porém, análises laboratoriais indicam que as fatalidades estão diretamente relacionadas aos efeitos da droga sobre usuários mais sensíveis ou devido a uma superdosagem, uma vez que os seus usuários consomem frequentemente 4-5 comprimidos em poucas horas.
. Leia o texto na íntegra http://cienciahoje.uol.com.br/139754

Nenhum comentário: