15 março 2009

Na Arte Plural

Blog de Fernando Machado:
Walter Firmo na Galeria Arte Plural
. Foi um grande sucesso de público, artistas e críticos especializados, a abertura da exposição Tempos de um mesmo olhar, do consagrado fotógrafo Walter Firmo, na última terça-feira na Galeria Arte Plural, no Recife Antigo, que ampliou o espaço expositivo para comportar a mostra. A mostra ficará aberta ao público até o dia 26 de abril.
. Fotógrafo há 50 anos, com vários livros publicados, Walter Firmo trouxe ao Recife uma mostra de seus trabalhos com imagens coloridas e também as clássicas em preto-e-branco, sua irresistível paixão. Porém, são nas imagens coloridas onde o fotógrafo parece interagir com o abstracionismo, produzindo verdadeiras obras-primas de forte impacto poético.
. Nas fotos em preto-e-branco, que realizou no início de carreira, é evidente a admiração do fotógrafo por seu colega Pierre Verger, ao retratar festas populares, procissões e o cotidiano de pessoas simples da periferia das capitais e de cidades do interior.
. No dia seguinte, por ocasião do bate-papo realizado pelos galeristas Luciana Carvalho e Fernando Neves, com a participação da curadora e crítica de arte Simonetta Perschetti e do editor chefe do Jornal do Commércio, jornalista Ivanildo Sampaio, a procura foi tão grande que o salão de debates não comportou todas as pessoas interessadas.
. Impossível citar todos os presentes, entre eles, Lucy e Luciano Siqueira, Joziane e Marcelo Peregrino, Vera Milet e Luciano Pinheiro, Cláudio Córdula e Bety Cortes, Tiago Amorim, Murilo Santiago, Tereza Menezes, Gabriela Fiúza, Elísio Moura, Raul Córdula, Teresa Maia, Claudia Jacobovitz, Ana Lira, Rose Gondim, Gustavo Bettini, Beto Figueirôa, Alberto Benning, Jair Freire, e a bela norte americana Alea Private (que reside em Paris, mas que vir morar no Recife).
Na foto, com Luciana, Fernando Neves e Luci

Nenhum comentário: