30 março 2009

A percepção do gesto

De Cyl Gallindo, jornalista e poeta, sobre o meu artigo Um “ato inaugural” (veja em postagem de dias atrás ou no site www.lucianosiqueira.com.br):

. A sua decisão de relatar com precisão ao povo do Recife os seus atos de parlamentar, esclarecendo ganhos e despesas, "tostão por tostão", como se dizia, remete-me ao Relatório que Apresenta ao Conselho Municipal o Prefeito de Palmeira dos Índios, de Graciliano Ramos. Graciliano que também foi filiado ao Partido Comunista, pelo que foi preso, torturado, vilipendiado, pelos poderosos da época. O resultado, porém, é inconteste: o autor dos Relatórios, que foram três, enquanto durou sua gestão, hoje é o maior nome da Literatura, lido, analisado, estudado e referenciado no Brasil e no exterior.
. Os bons exemplos, caro Luciano, como um simples relatório de uma administração municipal, ou uma pitada de sal na boca, como a pos Gandhi cresce e se reproduz como os grãos postos em terra fértil.
. Tenho ainda um outro exemplo: a atitude de Presidente Lula, ao liquidar a dívida externa, saindo das garras do FMI.
. Essa sua atitude de escancarar as portas de sua atuação na Câmara Municipal do Recife não é apenas um gesto político, ela ombreia-se a pitada de sal de Gandhi, aos Relatórios de Graciliano Ramos, à independência do FMI, feita pelo Presidente Lula, espelha por inteiro o seu caráter, a sua vontade de tratar com responsabilidade irretocável o bem público, e, fique certo, os efeitos serão incalculáveis.
. É um grão posto na cova, que se tornará numa árvore e produzirá milhares de outros grãos.
. Todos os meus aplausos.

Nenhum comentário: