20 março 2009

Pesquisas

No Vermelho:
Datafolha e Ibope indicam queda de Lula; Dilma sobe
. Duas pesquisas de opinião divulgadas nesta sexta-feira (20), pelo Datafolha-Folha de S.Paulo e pela CNI-Ibope, indicaram queda na popularidade do governo Lula, de 5 e 9 pontos, respectivamente. Ainda assim, Lula mantém um latifúndio de popularidade: 65% de ''Bom'' e ''Ótimo'' no Datafolha e 64% no Ibope. E sua presidenciável, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), continua a crescer.
. Os dados revelados nesta sexta-feira ocupam o segundo lugar no ranking dos recordes de popularidades dos dois institutos (o do Datafolha começou em 1990 e o do Ibope nos anos 80). Só são superados pelo próprio governo Lula, na edição imediatamente anterior das pesquisas, em novembro-dezembro.
. Em ambas as pesquisas, há uma associação da queda de popularidade do governo com os efeitos da crise econômica global no Brasil, levando à queda de 3,6% no PIB (Produto Interno Bruto) do trimestre passado. O que intriga os analistas, e encoleriza os oposicionistas, é que a aprovação do governo ainda seja oito vezes maior que a reprovação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Os números dessas pesquisas são ótimos, pois a crise não diminui a confia~ça dos brasileiros em Lula, mas a oposição fica irada por isso e tenta dizer que essa pequena queda foi grande para enrolar os bestas.
Floriano Vilanova