05 fevereiro 2017

Fantástico neutrino

. Há 60 anos, o naco mais ‘fantasmagórico’ de matéria era finalmente capturado pela engenhosidade humana. Passaram-se exatos 26 anos entre a proposição do neutrino e a detecção dessa partícula.
. A ideia da existência do neutrino surgiu ao físico austríaco Wolfgang Pauli (1900-1958), que anunciou essa proposta ousada em uma carta informal para colegas. Naquela missiva, ele se desculpava por não ir a um encontro científico – por ter que ir a um baile em Zurique (Suíça) –, mas pedia que o texto fosse lido publicamente para os participantes do evento.
. Pauli havia proposto o neutrino – sem carga e com massa provavelmente nula – para resolver um tipo de crise de energia que ocorria quando um nêutron se transformava (decaía) em outras partículas (prótons e elétrons). Nessa reação, ficava sempre faltando uma ‘pitada’ de energia – ou seja, o balanço energético não fechava.

Em 1956, em experimento engenhoso (à base de um detector líquido), feito nas proximidades de um reator nuclear no estado da Carolina do Sul (EUA), cinco físicos – entre eles, os norte-americanos Clyde Cowan (1919-1974) e Fred Reines (1918-1998) – comprovaram “a hipótese sugerida por Pauli”, em um artigo publicado naquele ano em Science. Leia mais http://migre.me/w0a4p

Nenhum comentário: