01 fevereiro 2017

No Facebook

ENTRE MINHAS CONVICÇÕES, O BOM DEBATE E A INTOLERÂNCIA 
Aqui e em outros canais de diálogo, inclusive reuniões e debates públicos de que participo, o exercício da crítica e da discordância é sempre muito bem-vindo. Traduz a democracia e a liberdade de discussão por que tanto lutamos. Entretanto, quando ao invés da manifestação consciente, franca e respeitosa alguém utiliza termos depreciativos em relação ao meu Partido, o PCdoB, ou a outras correntes políticas do campo democrático e progressista, ou a mim  ou outras pessoas, me frustro. Quem assim se comporta não viveu a ditadura militar, ou se a viveu o fez alienada e sem perceber as reais implicações da ausência de liberdade. Mostra  absoluto despreparo para a polêmica mutuamente respeitosa e para a construção coletiva das ideias. São pessoas que lamentavelmente navegam na onda de sectarismo e de intolerância que varre o país, sobretudo nas redes sociais, em grande parte semeada pela direita mais extremada. Mas cabe manter a serenidade. Como ensina o adágio popular, "quem sabe o que quer tem que ter a paciência de ouvir o que não quer". Ou ainda como sugeria Ernesto Che Guevara: "Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás."
A tod@s, indiscriminadamente, meu abraço fraternal.

Luciano Siqueira

Nenhum comentário: