21 agosto 2007

Estudantes na pressão

No Vermelho:
UNE e Ubes pretendem levar milhares às ruas nesta semana
A partir desta segunda-feira (20) o movimento estudantil brasileiro dá início a uma série de manifestações em defesa da educação. Trata-se da tradicional Jornada Nacional de Lutas da UNE da Ubes, organizada pelos DAs, CAs, DCEs e UEEs, em conjunto com os grêmios escolares e entidades secundaristas. Nos estados, foram criados comandos de mobilização com objetivo de preparar as principais atividades. Até o dia 24 de agosto (sexta-feira), estão programadas passeatas, intervenções, atos públicos, ocupações e debates que vão tomar as ruas do país em pleo menos dez estados.

Reivindicações - Sobre o ensino público, o documento aprovado por 23 entidades exige a implementação de ações afirmativas, ampliação do investimento para no mínimo 7% do PIB, autonomia, expansão de vagas e gestão democrática nas universidades e escolas.

O movimento social pleiteia ainda a criação imediata do Plano Nacional de Assistência Estudantil (com recursos na faixa de R$ 200 milhões) e a implantação do Passe Livre Estudantil, financiado pelo lucro das empresas de transportes.

Outro ponto, um dos principais da pauta, cobra do governo a regulamentação do ensino privado, com a aprovação do projeto de lei 6489/06, conhecido como PL da UNE, engavetado no Congresso Nacional. O objetivo é combater o aumento abusivo de mensalidades, proteger o aluno inadimplente e evitar a transformação da educação em mercadoria.

Nenhum comentário: