18 agosto 2007

Nova central sindical em debate


No Vermelho:
A Classe Operária aborda criação de nova central
. Acaba de ser lançada a mais recente edição do jornal A Classe Operária. Neste número, a publicação comunista traz, em sua capa, a construção de uma central classista. São três páginas que procuram dar um panorama geral do atual estágio de construção da nova entidade sindical, as decisões tomadas pela última reunião da Comissão Organizadora do Movimento Pró-Central Classista e a conjuntura do sindicalismo nacional.
. A edição traz ainda uma entrevista com o coordenador nacional da Corrente Sindical Classista, João Batista Lemos, e com o consultor sindical, João Guilherme Vargas Netto.“Existe um espaço político para uma central de caráter classista, plural e unitária que venha a ser instrumento da retomada do papel protagonista da classe trabalhadora no processo de transformação social”, disse Batista.
. Ao tratar dos problemas enfrentados pela CSC dentro da Central Única dos Trabalhadores, Batista salientou que “a CUT não se adequou à nova situação política. A partir da eleição de Lula em 2002, ela poderia ter se aberto mais para reunir mais força entre os trabalhadores. Mas acabou se fechando numa concepção equivocada e hegemônica de um núcleo da força majoritária”.

Nenhum comentário: