31 agosto 2007

DESTAQUE DESTA SEXTA-FEIRA

Desenvolvimento em primeiro lugar

O governo federal encaminha hoje ao Senado o Plano Plurianual (PPA) 2008-2011, que prevê despesas de R$ 3,526 trilhões para o orçamento dos próximos quatro anos, sob o lema Desenvolvimento com Inclusão Social e Educação de Qualidade – que traduz a plataforma de sete pontos defendida pelo presidente Lula no segundo turno das eleições de outubro.

O destaque na mídia é ausência de recursos destinados ao Programa do Primeiro Emprego, que teria fracassado. Se fracassou, cabe verificar as causas, o porquê de não haver sensibilizado o empresariado.

Mas o principal do PPA não está aí. Está no volume de recursos previstos e na sua destinação. Do total, 28% serão aplicados na área social, na qual se enquadram, por exemplo, os programas de educação e de saúde; outros 20% irão para a infra-estrutura, que corresponde a energia, transporte, saneamento, urbanismo e comunicações; e 36% serão investidos no setor produtivo, que inclui o desenvolvimento e a agricultura.

Ou seja: investimentos pesados em infra-estrutura e no incentivo à produção, na contra-reação à financeirização da economia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem vê esse orçamento de Lula e compara com o de FHC percebe que muita coisa está mudando no Brasil.
Paulo Henrique