26 junho 2007

Leitura distorcida


No Acerto de Contas, por Marcos Bahé:
Luciano Siqueira critica fogueira de boatos… Mas é o primeiro a jogar lenha
O vice-prefeito do Recife e pré-candidato em 2008, Luciano Siqueira (PCdoB), escreve hoje no seu blog que o debate eleitoral neste momento não passa de “mera conjectura” e que vivemos nada mais que uma “fogueira junina de boatos”.

Argumenta Siqueira que estamos a quase um ano das convenções partidárias. “Todo período pré-eleitoral é assim. Faz parte de nossa cultura política. E da imprensa também”, define.
O vice-prefeito é um dos mais astutos estrategistas políticos que conheço e um intelectual de primeira linha. Por isso mesmo, farei aqui minha contestação com todo cuidado.

Ao contrário do que tenta nos convencer o comunista, o xadrez político de 2008 está a pleno vapor. Não são poucas as sinalizações que os dirigentes partidários lançam uns aos outros. E o emissário disso, muitas vezes, é a imprensa.

O próprio Luciano lança publicamente lenha na tal “fogueira junina de boatos” ao anunciar que seu partido, o PCdoB, pode ter candidato próprio - no caso, ele mesmo - sob o manto da tática eleitoral de múltiplas candidaturas.

E o que isso significa? Significa que o PCdoB está avisando aos outros enxadristas que é uma força a ser considerada em 2008. E que se não for devidamente ouvido (ou contemplado) pode adotar uma postura que contrarie os demais.

E o que seriam meras conjecturas, na opinião de Luciano, são na verdade movimentos desse complexo xadrez que é a política eleitoral. O que cabe à imprensa em geral - e a esse blog em particular - é ler o que está dito, não apenas o que está escrito.

E o que está dito no blog do nosso vice-prefeito hoje, sinceramente, decepciona. Parece coisa de quem quer que a sociedade fique fora desse debate e que não entenda como foi que se chegou, lá no final de 2008, ao xeque-mate.
Foto: Acerto de Contas

Nenhum comentário: