26 junho 2007

A treplica de Marcos Bahé. E ponto final

No Acerto de Contas, por Marcos Bahé:

Luciano Siqueira (PCdoB), vice-prefeito do Recife, leu e respondeu no seu blog (clique aqui para ver) o comentário que fiz sobre ele três posts abaixo. Luciano diz que sua análise sobre boatos e conjecturas se referia à materia publicada hoje na Folha de Pernambuco, segundo a qual a prefeita de Olinda, Luciana Santos, seria a candidata comunista em 2008, só que em Paulista.
“Falso. Jamais Luciana e o PCdoB trataram do assunto”, diz Siqueira.

Sobre isso recorro à notícia que publiquei no dia 22 de fevereiro, em pleno domingo de Carnaval, logo depois de conversar com a prefeita de Olinda. Veja o que ela disse:

“Rapaz, realmente as pesquisas mostram meu nome numa boa situação lá [Paulista]. Pessoalmente, preferia tirar um tempo para mim. Descansar, estudar… Oito anos à frente de uma prefeitura desgasta muito. Mas, se o partido decidir que eu saia candidata, fazer o quê?” (para ler o post inteiro, clique aqui)

Está vendo, Luciano?! Às vezes conjecturas e boatos não estão tão longe da verdade assim. O noticiário político não precisa necessariamente se limitar ao que está sacramentado. Pode também apontar caminhos e possibilidades, desde que os apresente na condicionalidade que a verdade exigir.

E da pluralidade de pontos de vista (mesmo que às vezes com leitura distorcida) é que nasce o debate democrático. É o que estamos, eu e você, fazendo aqui.

PS: Lembro que em 1986, aos 15 anos, fiz campanha pela reeleição de Luciano Siqueira a deputado estadual. Pedi votos, fiz pixações e segurei bandeiras em comícios… Passaram-se 21 anos desde então. E nunca tive notícia que me fizesse arrepender do meu engajamento adolescente. Tanto que o renovei ano passado, dessa vez usando o direito ao voto, quando Luciano foi candidato a senador.

Nenhum comentário: