08 junho 2007

Sobre o pleito de 2008 no Recife

No Blog da Folha:
Luciano Siqueira: "A opinião de João Paulo é respeitável", mas...
. Conversei com o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB), sobre as declarações do prefeito João Paulo (PT) de que caberá aos petistas a indicação da cabeça de chapa, na sucessão dele, ano que vem.Ao afirmar isso, João Paulo confirma o que publicamos aqui sobre a situação de Siqueira:
. O comunista tem como principal dificuldade à consolidação do nome dele para candidato a prefeito o fato de o PT considerar a eleição no Recife como algo vital.
. O PT corre o risco de se tornar um coadjuvante na cena política local, caso perca o Recife, após oito anos de gestão e, principalmente, depois que o PSB ascendeu com a vitória de Eduardo Campos.
. Portanto, os petistas nunca aceitarão ter Siqueira como candidato das forças ligadas a João Paulo, Humberto Costa e Eduardo Campos.Veja o que me disse Siqueira, de Shangai, na China, do outro lado do mundo, via e-mail:
"Nosso entrosamento é quase perfeito"
. "Não tenho falado com o companheiro João Paulo. A Oi me pregou uma peça: embora me informe que o meu celular está liberado para ligações internacionais, apenas recebo; não consigo telefonar para ninguém. Além disso, chego sempre ao hotel em horários inconvenientes para ligar para as pessoas: quando aqui é dia e noite, aí é madrugada... Mas não tenho falado com o prefeito principalmente porque não tem havido necessidade. Nosso entrosamento é quase perfeito. Ligarei para ele ou ele ligará pra mim se for necessário. Ao voltar da viagem apresentarei a ele um relatório, como sempre faço."
"Podemos ter mais de um candidato"
."Porém tenho acompanhado o noticiário daí. Li o que ele declarou sobre a sucessão no Recife. É uma opinião respeitável a dele quanto ao PT ter a primazia de indicar o cabeça de chapa. Se isso acontecer, será natural, afinal é o partido hegemônico em nosso campo, no Recife. Entretanto, continuo com o mesmo pensamento: isso não pode acontecer com qualquer nome, a qualquer tempo e sob quaisquer circunstâncias. Demais, no tempo devido haveremos de examinar a melhor tática eleitoral, cabendo inclusive a hipótese de mais de uma candidatura do conjunto das nossas forças – e, claro, o PT só poderia, nesse caso, ter um candidato, cabendo a outro partido indicar também um cabeça de chapa."
"É preciso paciência oriental"
. "Por fim, como escrevi em meu blog, Shangai, onde me encontro agora, me inspira na consolidação da idéia de que esse é um assunto a ser tratado com a paciência oriental e a firmeza de propósitos própria dos revolucionários brasileiros."
*
Para inserir sua opinião, clique sobre a palavra "comentários", abaixo. Você tem a opção de assinar gratuitamente o blog e toda vez que postar seu comentário sua assinatura será imediata. Ou usar a opção “anônimo”, porém assine ao final do texto para que possamos publicar o que você escreveu. Para enviar um e-mail clique aqui: lucianosiqueira@uol.com.br

Nenhum comentário: