30 junho 2007

DESTAQUE DO DIA

Ação de resultados discutíveis

Instituições diversas e a OAB têm expressado uma opinião crítica sobre a ação repressiva realizada no Rio de Janeiro, envolvendo 1.400 policiais – a maior dessa natureza já ocorrida no país -, que resultou até o momento em 19 mortos – dentre os quais, conforme se denuncia, cerca de 11 cidadãos e cidadãs sem nenhum vínculo com o crime.

A revista Carta Capital aprofunda análise em matéria de capa desta semana (veja nota abaixo), considerando que se monta um verdadeiro estado paralelo no Rio de Janeiro.

Há dois riscos a considerar. Um, essa ação repressiva virar exemplo a ser seguido, na proporção direta em que é enaltecida pela mídia. O outro, que nos parece quase certo, é o de levar mais ainda o padrão de violência em que se desenrola o confronto entre o aparelho policial defasado técnica e materialmente e o chamado crime organizado melhor adestrado e senhor do terreno onde opera.

Ambas as conseqüências serão nefastas, uma vez que atropelam uma verdadeira política de segurança palmilhada pela inteligência e pela eficiência investigativa, pelo envolvimento da sociedade organizada e pelo respeito aos Direitos Humanos.

*
Para inserir sua opinião, clique sobre a palavra "comentários", abaixo. Você tem a opção de assinar gratuitamente o blog e toda vez que postar seu comentário sua assinatura será imediata. Ou usar a opção “anônimo”, porém assine ao final do texto para que possamos publicar o que você escreveu. Para enviar um e-mail clique aqui: lucianosiqueira@uol.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

O problema é que os governos vão na onda da mídia e do senso comum, e tome violência pra combater a violência. O final disso tudo a gente sabe, solução mesmo, nada. É lamentável.
Aristides