28 junho 2007

BC eleva projeção de crescimento do PIB

No G1:
Estimativa anterior da autoridade monetária era de crescimento de 4,1%. Com revisão, estimativa do BC fica acima da projeção do PAC de 4,5%.
. O Banco Central (BC) revisou de 4,1% para 4,7% a sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no ano de 2007. Com isso, a estimativa da autoridade monetária, normalmente mais conservadora do que a do restante do governo, ultrapassou o que espera o Ministério da Fazenda no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - que é um avanço de 4,5% para a economia neste ano.
. A revisão do BC está contida no relatório de inflação do segundo trimestre deste ano, divulgado nesta quinta-feira (28) pela instituição. A estimativa do BC é de que a indústria apresente crescimento de 4,4% neste ano. A estimativa anterior da autoridade monetária apontava para um crescimento de 4,7% para o setor indústria em 2007. No caso do setor de serviços, a projeção de crescimento do BC neste ano passou de 2,3% para 4,3% e, para a agropecuária, a previsão saltou de 4,8% para 7%.
. De acordo com o BC, a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2007 foi revisada em razão dos resultados divulgados para o primeiro trimestre, da evolução recente da economia e da mudança metodológica implementada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - que aumentou o PIB dos últimos anos. Segundo a autoridade monetária, a revisão para cima do crescimento do setor de serviços foi o "principal responsável" pela elevação do crescimento esperado para 2007.

Nenhum comentário: