25 fevereiro 2025

Minha opinião

Instantânea e imperfeita 
Luciano Siqueira 
instagram.com/lucianosiqueira65 

Não é raro rever textos de minha lavra publicados com erros de digitação ou de concordância. Sem que ninguém tenha percebido. 

É que costumo escrever “falando” com um microfone do bloco de notas do smartphone ligado, que grava tudo. Texto pronto, encaminho para o meu próprio e-mail e, em seguida, no world, face as devidas correções. 

Frequentemente com muita pressa e certo relaxamento inconsciente. 

Posteriormente, ao reler o que foi publicado, me surpreendo com descuidos imperdoáveis.

Aconteceu agora com o meu artigo "Carnaval: rebeldia e prazer” https://lucianosiqueira.blogspot.com/2025/02/meu-artigo-para-o-portal-grabois-4.html *, no Portal Grabois e reproduzido aqui no blog. Muita gente tem elogiado o texto, porém ninguém percebeu (ou se inibiu de me dizer) os erros de digitação. 

Acredito mesmo que apenas um ou outro leitor tenha percebido, pois nos dias que correm todos se habituaram a uma espécie de "leitura dinâmica digital" cuja marca é a pressa. Como então perceber detalhes numa frase ou palavra isoladamente? 

Quanto aos meus artigos e crônicas, tudo bem. Talvez nem mereçam tanto rigor assim na leitura. 

Pior é na comunicação interpessoal, presencial ou à distância. Ouvir atentamente — em todos detalhes, portanto — é condição sine qua non das boas amizades, da camaradagem no trabalho, na família e no Partido, no amor...

Devemos viver o tempo presente com o olhar num futuro almejado que, através da luta coletiva, possa ser bem melhor. 

E será, desde que sejamos mais atentos uns aos outros, aos fenômenos naturais e humanos e à absoluta necessidade de unirmos corações e mentes numa mesma direção. 

*Publicado no portal Grabois https://grabois.org.br/2025/02/19/carnaval-rebeldia-tradicao-literatura-e-historia/ com o título “Carnaval: rebeldia, prazer e inspiração de grandes escritores"

Leia também: Os clarins de Momo se aproximam https://lucianosiqueira.blogspot.com/2025/01/minha-opiniao_24.html 

Nenhum comentário: