Na Folha de Pernambuco, por Renata Gondim:
PCdoB reforça nome de Siqueira
Enquanto o PT não chega a um consenso interno para indicar o nome do sucessor do prefeito João Paulo, os partidos aliados de esquerda se articulam em torno de novas propostas. Ao contrário do que muitos petistas imaginavam, o PCdoB oficializou, ontem, durante a Conferência Municipal da sigla, a pré-candidatura do vice-prefeito Luciano Siqueira, tornando-se o primeiro partido do bloco a posicionar-se oficialmente sobre a disputa eleitoral de 2008. Os comunistas não só aclamaram a resolução trabalhada pelo diretório executivo, como se posicionaram com convicção sobre a necessidade da legenda galgar novos espaços no Estado, tendo Recife como principal meta.
Em alguns dos discursos dos 374 delegados do partido, era visível a defesa da tese de que o Partido Comunista não pretende mais se posicionar como coadjuvante no processo. Ainda que reconheçam a legitimidade da condução do prefeito João Paulo como liderança maior no processo e reiterem que a decisão de ontem não representa um rompimento com o PT, os comunistas estão dispostos a buscar aliados na defesa da tese de que a esquerda não deve caminhar com uma candidatura única contra os múltiplos nomes colocados pela oposição.
“O PCdoB considera-se no dever de construir a pré-candidatura do vice-prefeito Luciano Siqueira como uma das alternativas a serem consideradas pelo conjunto dos partidos aliados no momento oportuno - ao lado de nomes que vêm sendo ventilados, como o do secretário João da Costa e os deputados Maurício Rands e Pedro Eugênio, do PT, e o deputado Sílvio Costa Filho, do PMN”, diz o texto da resolução.
Reafirmando as últimas declarações, Siqueira enfatizou que manterá o mesmo posicionamento que vinha tendo até o momento, e que a oficialização do seu nome não abrirá brechas para iniciar a busca por apoio. “Mesmo que muitos militantes entendam esse momento como uma candidatura, não faz sentido começar uma campanha eleitoral. O essencial era a sugestão que hoje (ontem) foi abraçada por todo o partido. Mas nós vamos cumprir etapas. Cada partido tem o seu roteiro, e não vamos buscar apoio agora”, garantiu o vice-prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário