04 novembro 2007

Leite perigoso

Folha Online:
1/3 do leite brasileiro não passa por fiscalização
Reportagem publicada na edição deste domingo da Folha de S.Paulo (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL) revela que, a cada três litros de leite produzidos no Brasil, um, em média, é feito no mercado informal -não passa por fiscalização do governo e não é tributado.
"Por não pagar impostos e gastar pouco com equipamentos para a conservação do leite, os produtores informais conseguem vendê-lo por preço abaixo do de mercado."

De acordo com a reportagem, dados da Leite Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Leite) mostram que, "dos 26 bilhões de litros de leite obtidos anualmente no país, ao menos 9 bilhões (34%) não obedecem a instrução normativa nº 51, de 2002, do Ministério da Agricultura, que estabelece critérios de qualidade".

Normalmente, conforme o texto, o produtor informal mora em áreas pouco urbanizadas e tem poucos animais; a retirada, o manuseio e a conservação são com técnicas caseiras; e quase toda a produção é vendida de porta em porta, em feiras livres e em estradas.

Produtores confirmaram que, por não terem máquinas que purifiquem o leite, os fabricantes informais tendem a ser mais cuidadosos. Mas como não são fiscalizados pelo governo, não há dados oficiais que mostrem o grau de pureza ou de higiene.

Nenhum comentário: