09 agosto 2006

Datafolha confirma declínio da candidatura Alckmin

O Jornal Nacional anunciou ontem mais uma rodada da pesquisa Datafolha/Rede Globo sobre as intenções de voto para a disputa presidencial. Confirmando uma tendência já apontada por pesquisas divulgadas nos últimos dias, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, caiu 4 pontos em relação à pesquisa anterior, de meados de julho, e está agora com 24% das intenções de voto. O presidente Lula, que disputa a reeleição, cresceu três pontos percentuais e passou de 44% para 47%. A candidata do PSOL, Heloísa Helena, cresceu 2 pontos e está agora com 12% das intenções de voto. Com esses resultados, o presidente Lula poderia ser reeleito no primeiro turno.

Distante dos três primeiros colocados estão Cristovam Buarque com 1% e os outros candidatos de pequenos partidos que não alcançaram 1% das intenções de voto. Indecisos, brancos e nulos somaram 14%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.Na última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 19 de julho pela Folha de S.Paulo, Lula aparecia com 44% das intenções de voto e Alckmin, com 28%. A candidata do PSOL à Presidência vem em terceiro, com 10%.

O Datafolha també fez simulações de segundo turno. Lula continua vencendo com folga o adversário tucano por 54% a 37% do tucano. Na simulação entre Lula e Heloísa Helena, o presidente bate a candidata do PSOL por 54% a 35%.

O instituto ouviu, por telefone, entre ontem (7) e hoje (8), 6.960 eleitores em 306 municípios, localizados em 25 das 27 unidades da federação (as exceções são Roraima e Amapá). A pesquisa, encomendada pela Globo, custou R$ 130 mil reais segundo informações repassadas ao TSE, onde a pesquisa foi registrada com o número 12633/2006.

Portal Vermelho www.vermelho.org.br

Nenhum comentário: